Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos recebe inscrições e tem novidades no edital

Publicação:

Cover Educar para Inovar (1)
O tema dessa edição é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”
Por Daiane de Carvalho/Ascom Uergs com revisão de Raiza Roznieski

A Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda) chega a sua 4ª edição com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”. As inscrições já estão abertas (clique aqui para acessar o formulário) e podem participar da Olimpíada estudantes de Ensino Médio e de graduação de todo o país, que proponham projetos de aplicativos relacionados ao tema da edição. A Onda é uma realização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e, este ano, integra o projeto Educar para Inovar, fruto de uma parceria da instituição com a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

A 4ª Onda será realizada em quatro etapas. Após o período de inscrições, que encerra em 31 de agosto, será aberto o prazo para a submissão do projeto de aplicativo, até 4 de outubro. Com isso, as equipes terão mais tempo para planejar o aplicativo. As equipes devem ser inscritas pelos professores orientadores e podem contar com estudantes de graduação como coorientadores.

A divulgação dos projetos aprovados para a próxima fase ocorrerá dia 14 de outubro. Em seguida, as equipes deverão elaborar o aplicativo e enviar um vídeo de apresentação. Nessa etapa, além da qualidade do vídeo, os aplicativos serão avaliados de acordo com critérios como inovação, criatividade, originalidade, aplicabilidade e relevância.

A última etapa ocorrerá em dezembro com a publicação dos vídeos aprovados no Facebook da 4ª Onda e a votação do público. Os três vídeos que obtiverem maior pontuação após a votação do público, levarão as equipes para a cerimônia de premiação.

Além da parceria com a Sict e do aumento do prazo para inscrições e submissão do projeto, a 4ª Onda traz outras novidades: a nota das etapas anteriores será considerada para a composição da nota final; e será concedido um prêmio para o aplicativo mais inovador entre os projetos que participarem da última etapa, independente da votação do público. Clique aqui e confira o edital.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia