Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Editais de Seleção e Linhas de Financiamento

Site Edital
Editais

Ao longo do ano, são abertos diversas oportunidades de financiamento e outras formas de apoio ao empreendedorismo inovador, a colaborações em P&D entre ICTs e empresas e a diversas outras atividades de inovação. A SICT decidiu, então, concentrar essas oportunidades abertas ao público do Rio Grande do Sul em um só lugar.  Abaixo você encontra uma lista chamadas públicas atualmente abertas, com link para maiores informações.

Programa IA²

Apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, tendo como áreas prioritárias Agronegócio, Saúde, Indústria e Cidades Inteligentes.

Instituição de financiamento: Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Valor máximo do financiamento: R$ 500.000,00
Público alvo: Grupos de Pesquisa, Startups e Empresas de TI.
Prazo para envio de propostas: 28/06/2020
Tempo de aceleração: 
13 meses

Para acessar maiores informações, CLIQUE AQUI

No esforço de combate ao COVID-19, diversas instituições gaúchas e nacionais estão lançando linhas de financiamento e projetos de apoio à inovação em soluções para a pandemia. Confira abaixo as oportunidades de fomento abertas no momento a empresas, universidades e outras instituições do Estado:

Programa Inova RS de apoio ao enfrentamento da Covid-19

Apoio financeiro a soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento de produtos, serviços e/ou processos para o enfrentamento da COVID-19, baseadas em tecnologias ofertadas nos Parques Científicos e Tecnológicos, Incubadoras e ICTs instalados nos Ecossistemas Regionais de Inovação do Programa INOVA RS do Estado do Rio Grande do Sul.

Instituição de financiamento: Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS).
Valor máximo do financiamento: R$ 150.000,00
Público alvo: ICTs públicas ou privadas, sem fins lucrativos, com sede no Estado do Rio Grande do Sul e em parceria com órgãos públicos da administração direta e indireta, instituições de ensino superior e seus institutos, associações da sociedade civil organizada e/ou entidades do setor privado.
Prazo para envio de propostas: 18/05/2020
Prazo para a execução: 
12 meses

Para acessar a íntegra do edital, CLIQUE AQUI.

Programa BRDE Labs

Captação e Aceleração de startups que ofereçam soluções inovadoras para a retomada econômica pós-pandemia, em especial nas áreas de atuação dos clientes do BRDE. Serão priorizados os seguintes setores: Agronegócio; Saúde; Indústria 4.0; Internet das Coisas (IoT); Tecnologia da Informação; Energia; Educação; Logística e Meio Ambiente

Instituição de financiamento: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 
Público alvo: Startups em fase de validação e início de crescimento.
Prazo para envio de propostas: 31/05/2020
Tempo de aceleração:  4 meses, de 03/08 a 30/11.

Para acessar maiores informações, CLIQUE AQUI.

Linhas de Crédito para o Enfrentamento ao COVID-19

Três novas linhas de crédito para empresas, visando à transformação de fábricas para a produção de itens necessários ao combate ao à doença, ao desenvolvimento, otimização e escalonamento dispositivos de atenção à saúde utilizados em UTIs e à aquisição de dispositivos essenciais para as instituições de saúde no combate ao COVID-19.

Instituições de financiamento: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com fundos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 
Público alvo: empresas de todo o porte, incluindo hospitais privados e Santas Casas.

Para acessar maiores informações, CLIQUE AQUI.

Apoio EMBRAPII a Projetos de Inovação
Financiamento a soluções envolvam o diagnóstico ou o tratamento do COVID-19. As tecnologias incluem softwares, sistemas inteligentes, hardware, peças e equipamentos médicos, entre outros. As startups e empresas poderão contar com o suporte técnico de pesquisadores especializados e a infraestrutura tecnológica das Unidades EMBRAPII no desenvolvimento de projetos. As unidades gaúchas atuam em Metalmecânica, Engenharia de Polímeros e Metalurgia Física.

Instituições de financiamento: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).  
Público alvo: startups, micro e pequenas empresas de base tecnológica associadas ou não à médias ou grandes empresas em projetos de inovação.

Para demandas e contratações, envie um e-mail para projetoscorona@embrapii.org.br.

Não encontrou um edital ou linha de financiamento? Envie uma e-mail para degin@sict.rs.gov.br.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia