Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

GameRS

GameRS
GameRS - Foto: Teylor Pitana

O programa GameRS foi criado em 9 de julho de 2020, por meio do decreto nº 55.359, para apoiar a competitividade e inovatividade internacional da indústria gaúcha. Globalmente, o mercado de videogames tem tamanho estimado em 151,6 bilhões de dólares e crescimento projetado até 2027 de 12,9% ao ano, segundo a Grand Review Research. O setor de jogos eletrônicos no Rio Grande do Sul tem sustentado um crescimento de mais de 100% em anos recentes, conforme a Associação de Desenvolvedores de Jogos do Rio Grande do Sul (ADJogos-RS). 

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e desenvolvido em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Educação (Seduc) e da Cultura (Sedac), o programa se estrutura em torno de cinco objetivos:

  1. Contribuir para o desenvolvimento da indústria gaúcha de jogos digitais enquanto setor competitivo e inovador;

  2. Estimular a capacitação de recursos humanos para criar, gerenciar e operar empresas de classe mundial;

  3. Fomentar o acesso a fontes de financiamento que possibilitem o crescimento das empresas e a competitividade nacional e internacional;

  4. Incentivar a geração de ambientes de negócios que propiciem o desenvolvimento sustentado; 

  5. Colaborar para o aprimoramento de políticas de demanda, induzindo o consumo público e privado.

Cada uma das Secretarias de Estado integrantes do Comitê Gestor do programa realiza um alinhamento de iniciativas já desenvolvidas pela administração pública estadual para ampliar o acesso do setor de games às políticas públicas existentes no Estado. Além disso, o GameRS está organizando ações para a capacitação de empreendedores do setor, apoio e articulação para participação das empresas de jogos digitais gaúchas em eventos de internacionalização de negócios e um edital anual de apoio à inovação pelas empresas.

A criação do programa demonstra o compromisso do governo estadual com a inovação, a ciência e a tecnologia, hoje essenciais na consolidação de um Estado mais competitivo, amplamente comprometido com as suas potencialidades e focado no seu desenvolvimento.

Clique aqui para acessar o Edital GameRS 02/2021. 

Para entrar em contato com o núcleo do programa Game RS: gamers@sict.rs.gov.br

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia