Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Inova RS Região Sul participa da 5ª edição do TechBusiness ACP em Pelotas

A programação incluiu palestras, feira de negócios e a tradicional Batalha de Startups

Publicação:

TechBusiness
TECBUSUNESS - Foto: Priscila Arduin

Representando o Inova RS Região Sul, as gestoras de Inovação Priscila Arduin e Manuele Alves participaram da 5ª edição do TechBusiness ACP, realizada no Pelotas Parque Tecnológico. O evento, no dia 20 de agosto, reuniu mais de 300 participantes, entre startups, empresários, empreendedores, investidores e lideranças, em uma programação voltada à inovação, tecnologia, empreendedorismo e geração de negócios. 

Promovido pelo Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e parceiros, o TechBusiness tem como propósito aproximar startups, empresas e investidores, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias, fortalecendo o ecossistema de inovação da Região Sul e criando oportunidades para negócios, parcerias e conexões estratégicas. 

Com o tema “Todos os caminhos levam para o TechBusiness 2026”, a quinta edição contou com palestras, painéis, cases empresariais, seminário de cibersegurança, Feira de Negócios, networking e a tradicional Batalha de Startups, um dos grandes destaques da programação. 

Inovação, tecnologia, sustentabilidade e novos negócios 

A programação iniciou com a palestra “Pergunta lá no Posto Ipiranga!”, conduzida por Jeronimo Santos, executivo e empresário ligado à trajetória do Posto Ipiranga. Durante a apresentação, foram abordadas estratégias utilizadas pela marca para estabelecer uma relação próxima com as pessoas e conquistar a confiança e a admiração dos consumidores, construindo conexões que ultrapassam a relação comercial. 

O painel “Ecossistemas de Inovação: as verdades nem sempre ditas”, com Fernanda Dauber, Matheus Corbelini e Pedro Mattia Lunelli, trouxe reflexões sobre os desafios e os elementos necessários para a construção e consolidação de ecossistemas de inovação eficientes. 

O Seminário de Cibersegurança reuniu Rodrigo Hendges e André Coelho, que abordaram temas cada vez mais relevantes para empresas e organizações, como vazamento de credenciais, utilização da inteligência artificial na identificação de ameaças e segurança ofensiva. 

O evento também apresentou o case “Spun Mídia – Mídia programática, tecnologia e e-sports”, conduzido por João Pedro Manetti, compartilhando a trajetória da empresa e sua atuação no mercado digital e nos esportes eletrônicos. 

Outro momento importante foi o painel “Sustentabilidade, tecnologia e negócios”, mediado por Marcos Echevarria, com a participação de Fabrício Santana e Bruno Centurião. O debate trouxe soluções ambientais, novas possibilidades de negócios e reflexões sobre os desafios e as oportunidades de empreender no interior do Rio Grande do Sul. 

No encerramento da programação de conteúdo, Arthur Gubert apresentou a palestra “O Poder do Sim”, trazendo reflexões sobre comportamento, coragem para assumir riscos e sair da zona de conforto, além das transformações provocadas pela internet na comunicação e na forma como vivemos. A apresentação também destacou a importância de recuperar a capacidade de manter o foco e lidar com momentos de pausa em uma sociedade cada vez mais conectada. 

Batalha de Startups destaca novos negócios da região 

Um dos momentos mais aguardados do TechBusiness 2026 foi a final da Batalha de Startups. A competição teve início no dia 19 de agosto, com a participação de 13 startups. Após as apresentações e avaliações, três negócios chegaram à final realizada durante o TechBusiness, demonstrando a qualidade das soluções e a força dos novos empreendimentos que estão surgindo e se desenvolvendo na região. 

As vencedoras da edição de 2026 foram: 

 1º lugar — Nanutry, apresentada por Maiara Paganella da Rosa 
Soluções em suplementos alimentares com a Tecnologia Nanogreens. 

2º lugar — Agrotags, apresentada por Renan Munsberg 
Soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio. 

3º lugar — ESPTech, apresentada por Vitória Tumelero 
Solução de painel inteligente para hotelaria. 

A Batalha de Startups reforçou a importância da criação de espaços capazes de colocar novos negócios em contato direto com empresas, potenciais clientes, investidores, especialistas e demais atores do ecossistema, proporcionando visibilidade, feedback, geração de conexões e novas possibilidades de desenvolvimento. 

Ao longo do dia, o público também pôde acompanhar a Feira de Negócios, com mais de 20 estandes apresentando empresas, iniciativas e soluções. O encerramento ocorreu em clima de integração e networking, com happy hour e apresentação da banda Te Gusta!. 

Inova RS Região Sul fortalecendo conexões no ecossistema 

A atuação do Inova RS, programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), está diretamente relacionada à aproximação dos diferentes atores que fazem a inovação acontecer nos territórios, conectando governo, universidades e instituições de ciência e tecnologia, empresas e sociedade civil, a partir da lógica da quádrupla hélice. 

Eventos como o TechBusiness contribuem diretamente para esse propósito ao reunir, em um mesmo ambiente, startups, empresas consolidadas, investidores, empreendedores, instituições, lideranças e agentes do ecossistema, estimulando o surgimento de parcerias, projetos, negócios e soluções inovadoras. 

A presença das gestoras de Inovação do programa possibilitou acompanhar de perto as iniciativas e tecnologias que estão sendo desenvolvidas, identificar oportunidades de conexão e ampliar o relacionamento com atores estratégicos para o desenvolvimento regional. 

TECHBUSINESS
TECHBUSINESS - Foto: Arquivo pessoal/ Priscila Arduin

Mais notícias

Inova RS