Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mapeamento

Mapamento - sem créditos
Mapeamento

O Rio Grande do Sul possui uma infraestrutura de inovação como um grande diferencial competitivo, nacional e internacionalmente. No mapeamento dos atores do ecossistema gaúcho, é possível visualizar onde eles se localizam, o que fazem e como contatá-los. Com investimentos do Governo do Estado que totalizaram R$ 158,9 milhões entre 2009 e 2018, foram apoiados dezenas de projetos de polos tecnológicos, parques científicos tecnológicos e incubadoras de empresas de base tecnológica. Todas as regiões do Estado contam hoje com ambientes de apoio ao empreendedorismo e de interação entre a pesquisa realizada nas universidades e o setor produtivo.

O sistema de inovação gaúcho em números:

  • 16 parques científicos e tecnológicos

  • 42 incubadoras

  • 27 polos tecnológicos

  • 42 instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs)

  • 54 núcleos de inovação tecnológica (NITs) 

  • 145 instituições de ensino superior

  • 8 Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia

  • 5 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)

É possível visualizar dados geolocalizados sobre o Rio Grande do Sul na plataforma Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede), organizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Na plataforma, é possível cruzar diferentes dados do Estado através da sobreposição de mapas, constituindo uma importante ferramenta para pesquisas.

Em junho de 2020, a SICT mapeou o Ecossistema de Inovação em Alimentos e Bebidas no Rio Grande do Sul, para auxiliar empresas do setor na busca por parcerias para o desenvolvimento de produtos premium inovadores. A ferramenta permite agilmente localizar associações e instituições de fomento, de regulação, de ciência e tecnologia. Esta ação, realizada em conjunto pelos projetos Produtos Premium e Observatório da Inovação, é o primeiro levantamento setorial realizado pela Secretaria. Para acessá-lo, clique aqui.

Clique nos links abaixo para saber mais sobre os atores do ecossistema gaúcho.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia