Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Método Startup Lab Hélice de Inovação Aberta será lançado nas oito regiões do RS

Publicação:

Cover   Save the Date
Método Startup Lab Hélice de Inovação Aberta para o RS - Foto: Teylor Pitana
Por Andielli Silveira com revisão de Raiza Roznieski

Os oito ecossistemas regionais de inovação do Rio Grande do Sul, terceiro estado com mais startups do país, serão apresentados ao Método Startup Lab Hélice de Inovação Aberta para o RS com o objetivo de consolidar uma estratégia estadual de desenvolvimento desse modelo de negócio. A iniciativa é do programa Startup Lab, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), que agora será lançado regionalmente após a sua estreia em novembro de 2020, na 29ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul. 

Com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, o propósito do Startup Lab é promover a conexão entre grandes empresas e startups gaúchas, fomentando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Para transformar o ecossistema de forma colaborativa, a metodologia será lançada nas oito regiões do programa Inova RS, contando com a participação de casos de sucesso dessa implementação em empresas como Sicredi, Florense e Metadados. 

“Essa interação é fundamental para a criação de produtos e tecnologias disruptivos a partir da matriz econômica já existente no Estado”, destaca o secretário Luís Lamb, reforçando a missão de colocar a inovação no centro das estratégias de desenvolvimento e de retomada da economia. 

Também estarão presentes representantes dos seguintes parceiros: Instituto Hélice, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).

Confira o cronograma dos primeiros eventos:

16/04 (14h) - Região dos Vales. Convidado: Felipe Corradi, da Florense

20/04 (14h) - Região Produção e Norte. Convidado: Solon Stahl, da Sicredi Pioneira

27/04 (14h) - Região Sul. Convidado: Gustavo Casarotto da Metadados

A transmissão será ao vivo através do Facebook da Sict. Os lançamentos nas demais regiões ocorrerão no segundo semestre de 2021. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia