Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) são estruturas instituídas por uma ou mais Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que tenha por finalidade a gestão de políticas institucionais de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas na Lei da Inovação (Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016).

Entre as principais atribuições do NIT (de acordo com o Art. 16º da Lei de Inovação) está o apoio à gestão de política de inovação das ICTs, bem como outras finalidades associadas ao gerenciamento das inovações tecnológicas desenvolvidas pela ICT e sua transferência para o mercado. Neste âmbito, os Núcleos de Inovação Tecnológica possuem um papel estratégico para a economia, uma vez que contribuem para que os resultados oriundos da pesquisa realizada nas ICTs sejam consolidados em negócios inovadores, por meio da transferência tecnológica, agregando valor ao sistema produtivo e ampliando a competitividade e a modernidade da matriz econômica.

No presente mapeamento, contemplamos os NITs do Estado, considerados como os setores responsáveis pela gestão da inovação, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia das ICTs gaúchas, muitas sendo representadas por essas distintas estruturas de apoio aos pesquisadores. Sua instituição não está no mapa? Clique aqui e faça sua solicitação.

Acesse este link e assista às visitas técnicas virtuais aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) presentes nas oito regiões do Inova RS.

As informações em formato de arquivo ".csv" podem ser obtidas aqui.

    Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia