Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa TEC4B convida para evento comemorativo de final de ano

TEC4B Living Labs Talks será realizado virtualmente no próximo dia 28 e terá transmissão ao vivo

Publicação:

Capa do site que trata especificamente do Programa TEC4B. Na imagem consta o logotipo do programa que conta com um símbolo que é composto por quatro símbolos menores, dispostos em forma de pás, semelhante a quatro pás de um ventilador. Cada pá possui uma cor específica, conforme as cores da bandeira do Rio grande do Sul. Em seguida há as palavras "Living Labs", seguido de "TEC4B" e "Tecnologia para Negócios". Ao fundo há uma imagem nas cores claras e cinza que funcionam para preencher os espaços em branco.
TEC4B - Tecnologia para Negócios - Foto: Teylor Pitana
Por ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT

O programa TEC4B – Tecnologia para Negócios promove, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), a live TEC4B Living Labs Talks, às 10h da próxima segunda-feira, 28 de novembro de 2022. O evento é aberto ao público e será realizado em formato virtual e transmitido ao vivo pela página do Facebook da secretaria. 

O momento será destinado ao compartilhamento sobre os respectivos estágios de implementação dos living labs propostos pelas ICTs Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), cujos projetos foram aprovados no Edital TEC4B 04/2021. Serão apresentados os resultados alcançados e os aprendizados acumulados ao longo do processo. 

Participarão do TEC4B Living Labs Talks o secretário Alsones Balestrin e a secretária-adjunta Simone Stülp, além da equipe TEC4B, dirigida pela responsável pelo Departamento de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Suzana Sperry, e coordenada por Rafael Paglioli, e das equipes do Smart LiveLab, da Unijui, coordenada por Sandro Sawicki, e do Living Vales, da Unisc, coordenada por Leonel Pablo Carvalho Tedesco. 

A iniciativa destaca as atividades e parcerias realizadas para a implementação do Programa TEC4B. "Esperamos que este evento seja um instrumento de sensibilização de novos atores interessados em se conectar aos espaços, desenvolver ideias, projetos, produtos, processos e serviços, fornecendo subsídios para implementação de futuros living labs ”, explica a diretora Suzana.  

Sobre o TECB 

O TEC4B - Tecnologia para Negócios visa à criação de Living Labs multiplataforma colaborativos para pesquisa, provas de conceito (PoCs) e desenvolvimento de modelos de negócios intensivos em conhecimento e de alto valor agregado, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) inovadoras em ambiente de alta conectividade. O programa foi instituído pelo decreto  nº 56.073, publicado no Diário Oficial no dia 3 de setembro. 

Smart LiveLab 

O Smart LiveLab consiste em um projeto da Unijui voltado para a constituição de um Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica com a finalidade de implantar um ecossistema colaborativo de inovação tecnológica focado em Cidades Inteligentes e IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), de forma a fomentar o desenvolvimento econômico e social da macrorregião Noroeste e Missões. 

Living Vales 

Idealizado pela Unisc, o Living Vales é pensado de forma tal a promover o desenvolvimento da região dos Vales como um espaço referência para realização de eventos, capacitações e para a criação de soluções tecnológicas voltadas à gestão estratégica e qualificada dos dados produzidos por organizações da região. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia