Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sict mapeia 64 ultrafreezers em universidades para armazenamento de vacinas da Covid-19

Publicação:

Ultrafreezer da Univates, uma das universidades que disponibilizou para armazenamento das doses
Ultrafreezer da Univates, uma das universidades que disponibilizou para armazenamento das doses - Foto: Lucas George Wendt/Divulgação
Por Raiza Roznieski com revisão de Marcelo Flach/Secom

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou levantamento em universidades no Estado para obter dados sobre disponibilidade de ultrafreezers com capacidade de temperatura inferior a -70°C (definida para a conservação de vacinas Covid-19) e sobre a possibilidade de cedência para o armazenamento das doses pelo governo do RS. Ao total, foram identificados 64 unidades em 16 instituições.

O objetivo do mapeamento foi apoiar o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) como alternativa para quando a vacina for disponibilizada. A listagem completa foi encaminhada na terça-feira (29/12) à SES. A iniciativa surgiu no Comitê de Dados do RS, coordenado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

"Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado em favor da sociedade", afirmou Lamb sobre as relações da quádrupla hélice (universidade–indústria–governo–sociedade), estratégicas para o incentivo da dinâmica da inovação.

Clique aqui e confira a listagem completa.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia