Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Startup Lab busca startups para os desafios das empresas da 2ª rodada

Publicação:

Arte com os dizeres "DESAFIO STARTUP LAB: Prospecção de startups para as necessidades das empresas"
Inscrições vão até 10 de dezembro - Foto: Arte SICT

O Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do programa Startup Lab da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), está buscando startups para construir projetos que solucionem dores comuns de empresas regionais via inovação aberta!

Atualmente o programa Startup Lab das regiões "Metropolitana e Litoral Norte", "Produção e Norte" + "Noroeste e Missões" e "Serra e Hortênsias" representa um conjunto de 28 grandes empresas que buscam soluções de tecnologia para acelerar sua transformação digital de forma ágil e eficiente.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de dezembro.

Abaixo confira as empresas participantes e os desafios comuns de cada região.

Confira as empresas e desafios da região Metropolitana e Litoral Norte:

Desafios comuns da região Metropolitana e Litoral Norte:

1. Buscamos soluções que suportem o processo de gestão de compras, considerando as seguintes etapas:

  • Busca de fornecedores por tipo de produto e serviço;
  • Homologação e monitoramento da qualidade dos fornecedores;
  • Comparação entre propostas, considerando valores, prazo de entrega e condições;
  • Automação de etapas, como a lançamento de notas fiscais;
  • Disponibilidade de dashboards e relatórios que apresentem histórico de escolha de fornecedor para atender complience.

2. Buscamos soluções que gerem informações e inteligência para abastecer a relação entre compras, vendas e produção, permitindo:

  • Projeção de demanda com base no histórico de vendas e preditivo com base em tendências;
  • Automação de roteiros de produção e lista de materiais;
  • Disponibilidade de dashboards e relatórios;
  • Previsão de entrega conforme histórico.

3. Buscamos soluções que permitam realização de inspeção e monitoramento da qualidade de produção a partir do uso de tecnologias de visão computacional, observando desvios de padrão produtivo e irregularidades do produto ao longo do processo produtivo.

4. Buscamos soluções que permitam a integração de dados estratégicos da empresa, oferecendo formatos de comunicação e visualizações de insights para a tomada de decisão, fazendo uso de BI e inteligência artificial.

5. Buscamos soluções que permitam o acompanhamento em tempo real dos equipamentos industriais, possibilitando ações e manutenções preventivas e preditivas, assim como a identificação da composição dos custos de produtos.

6. Buscamos soluções que permitam a digitalização de instrumentos baseados em papel ou planilhas, como fichas de inspeção, instruções e comunicados, aumentando a confiabilidade das informações e a agilidade da coleta dos dados.

7. Buscamos soluções que permitam o rastreamento do produto no processo e na cadeia, apoiando na melhoria do processo produtivo, logístico e de atendimento ao cliente.

8. Buscamos soluções que permitam o gerenciamento e rastreamento de processos de logística reversa.

9. Buscamos soluções que facilitem a mensuração de impacto, comunicação e a adequação das organizações a regulamentações, com destaque para:

  • Coleta de resíduos;
  • Atendimento de legislações trabalhistas, LGPD e ambientais;
  • Gestão de documentação ambiental.

10. Buscamos soluções que possibilitem coleta de dados sobre o processo logístico, permitindo a identificação e monitoramento de cargas e roteirização.

11. Buscamos soluções que facilitem o processo de controle interno de materiais e estoque, trazendo automações conforme a demanda da produção.

12. Buscamos soluções que agreguem inteligência ao processo de planejamento de vendas, trazendo informações de previsão e tendencias conforme histórico.

13. Buscamos soluções que consolidem as informações sobre o processo de vendas, com mapas de calor, análises por regiões, e perfil de cliente, trazendo insights para a tomada de decisão.

Região Metropolitana e Litoral Norte: clique aqui e inscreva sua proposta!

___________________________________________________________________________

Confira as empresas e desafios das regiões Produção e Norte e Noroeste e Missões:

Desafios comuns das regiões Produção e Norte e Noroeste e Missões:

1. Buscamos soluções que possibilitem automatizar o gerenciamento de compras, oportunizando maior controle e padronização de processos, desde a cotação de fornecedores até emissão da nota fiscal, geração de fluxos de caixa automáticos e centralizando informações em um único sistema.

2. Buscamos soluções que contribuam para a identificação do ciclo dos produtos, identificando aqueles com giro sazonal e facilitando a gestão de estoques.

3. Buscamos soluções que permitam a robotização de máquinas, visando ampliar a produtividade, redução de desperdício de materiais, de tempo e de falhas na produção.

4. Buscamos soluções que oportunizem realizar análises preditivas de mercado e clima, visando definir culturas mais rentáveis para cada safra. Podem permitir ainda o registro de intenção de plantio dos produtores, para facilitar o planejamento do cronograma de entrega de produtos e suprimentos de acordo com as culturas e quantidades definidas.

5. Buscamos soluções que permitam o acompanhamento da jornada do cliente, armazenando dados de clientes atuais e potenciais, histórico e preferências de compra. Espera-se que possibilite realizar recomendações de compra e customização de campanhas de acordo com diferentes perfis.

6. Buscamos soluções que facilitem o planejamento de transporte de produtos, incluindo roteirização e otimização de distâncias conforme perfil de demanda, visando reduzir tempo de transporte e custos.

7. Buscamos soluções que permitam a sistematização de pedidos, contemplando para fornecedores e clientes informações sobre a disponibilidade de estoque de produtos, detalhes dos pedidos e andamento da entrega.

8. Buscamos soluções que propiciem melhor controle dos custos de produção agrícola. Espera-se que a solução apresente sugestões que auxiliem o produtor no processo de decisão sobre o melhor momento para realizar suas vendas.

Regiões Produção e Norte e Noroeste e Missões: clique aqui e inscreva sua proposta!

___________________________________________________________________________

Confira as empresas e desafios da região Serra e Hortênsias:

Desafios comuns da região Serra e Hortênsias:

1. Buscamos soluções que permitam apoiar a equipe de vendas com funcionalidades relacionadas à controle e frequência de atendimento de clientes, roteirização, a agenda e acesso à informação de produtos.

2. Buscamos soluções que permitam maior agilidade e controle do processo de gestão de vendas, consolidando informações de preço, responsabilidades e monitoramento de pedidos, permitindo a padronização da atuação do setor.

3. Buscamos soluções que ofereçam informações sobre a percepção de marca e forneçam insights para tomada de decisão

4. Buscamos soluções que auxiliem na atração e captação de profissionais para as oportunidades da empresa.

5. Buscamos soluções que centralizem as informações dos colaboradores da empresa, facilitando o acompanhamento da jornada do mesmo, desde o onboarding até o offboarding.

6. Buscamos soluções que apoiem o desenvolvimento profissional e engajamento das equipes, contribuindo com a retenção de talentos e lideranças, oferecendo ações de treinamento e melhoria da qualidade de vida.

7. Buscamos soluções de alocação de produtos em tempo e quantidade adequados para demanda, considerando deslocamento e estoque, com a finalidade de diminuir desperdícios.

8. Buscamos soluções que permitam a automação da inspeção e monitoramento da qualidade de produtos e processos, observando desvios de padrão produtivo e irregularidades do produto ao longo do processo produtivo. É desejável a utilização de tecnologias de sensoriamento, instrumentação e visão computacional para garantir os parâmetros de qualidade.

9. Buscamos soluções que permitam a digitalização de instrumentos baseados em papel ou planilhas, aumentando a confiabilidade das informações e a agilidade da coleta dos dados, levando em consideração a cibersegurança.

10. Buscamos soluções que permitam o acompanhamento em tempo real do processo fabril, possibilitando análise e reconfiguração de layout, assim como a manutenção preventiva.

11. Buscamos soluções que possibilitem coleta de dados sobre o processo logístico, permitindo a identificação e monitoramento de cargas.

12. Buscamos soluções que gerem informações e inteligência para abastecer a relação entre compras, vendas e produção, permitindo:

  • Projeção de demanda com base no histórico de vendas,
  • Automação de roteiros de produção e lista de materiais;
  • Previsão de entrega conforme histórico.

13. Buscamos soluções que aumentem a eficiência das cargas a partir da otimização de montagem e roteirização, reduzindo tempo e custos.

14. Buscamos soluções de logística inteligente para necessidades específicas como pequenas entregas, deslocamentos de last-mile e transporte de funcionários.

15. Buscamos soluções que apoiem o gerenciamento e otimização do consumo de água na operação da empresa, atendendo às necessidades legais.

16. Buscamos soluções que apoiem na sensibilização e engajamento de ações diárias de colaboradores no tema sustentabilidade.

17. Buscamos soluções que apoiem a gestão de resíduos, com gestão de dados e indicadores, com vista a redução dos impactos ambientais e custos com descartes.

18. Buscamos soluções de gestão ambiental que ofereçam organização documental, monitoramento dos requisitos legais e homologação de fornecedores licenciados.

19. Buscamos soluções de reutilização, novos materiais e logística reversa para embalagens, visando um gerenciamento sustentável da coleta e descarte das mesmas.

Região Serra e Hortênsias: clique aqui e inscreva sua proposta!

rodape
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia