Webinar sobre o caso Unicamp inicia aproximação entre os NITs do Estado

SICT Cover (1)
Por Andielli Silveira com revisão de Raiza Roznieski

Na próxima terça-feira (30), das 14h às 16h, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), através do seu programa Tech Futuro, vai promover o webinar “O Caso Unicamp”, com o diretor-executivo da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Newton Frateschi. O evento vai abordar aspectos institucionais e de relacionamento com empresas que levaram a agência ao sucesso na captação de recursos financeiros para projetos, atingindo R$ 133 milhões apenas no ano de 2019.

A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos entre universidade e sociedade, além de fomentar as atividades voltadas ao avanço do conhecimento. Tem como missão identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

O evento é destinado aos integrantes dos NITs, Pró-Reitores de Pesquisa das instituições e demais interessados. Para se inscrever, clique aqui

Sobre o painelista

Frateschi foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Também foi diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também lidera o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.