Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

EDUCAR PARA INOVAR

Educar para Inovar
Educar para Inovar - Foto: Teylor Pitana, Anderson Silva

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva. 

A iniciativa tem articulado parcerias estratégicas com entidades alinhadas a essas diretrizes e realizado o mapeamento e reconhecimento de escolas, alunos, professores e demais envolvidos com o eixo inovação na educação. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas visitações a centros de referência na área, como ecossistemas de inovação e instituições de ensino e pesquisa, bem como eventos anuais de engajamento para a troca de experiências, reconhecimento de atores e sensibilização.

O projeto contará com entidades parceiras tais como empresas, associações, instituições de ensino e pesquisa (IFs/UERGS), parques tecnológicos, incubadoras, startups, entidades públicas (FAPERGS), entidades de classe (SEBRAE/SENAI) e organizações sociais (Junior Achievement RS/SBC).

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia