Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TEC4B

TEC4B
TEC4B - Foto: Teylor Pitana

O programa TEC4B busca desenvolver ambientes de experimentação urbana e inovação no Rio Grande do Sul através da criação de laboratórios abertos, multiplataformas e colaborativos (living labs). Nestes laboratórios urbanos, novos produtos e serviços poderão ser experimentados, permitindo que novas tecnologias agreguem valor ao cidadão em setores estratégicos definidos colaborativamente. O TEC4B busca criar um espaço para desenvolver tecnologias que atendam a demandas reais com responsabilidade ambiental, social e econômica.

Os princípios da experimentação e da nova economia já estão sendo vividos na construção do projeto em Porto Alegre, que conta com a parceria de atores de ambientes de inovação como coworkings, universidades, prefeitura, fornecedores de tecnologia e negócios locais. Com base nos aprendizados da primeira construção, será desenvolvida uma política pública para todo o Estado.

Na primeira fase está sendo fomentada a troca de ideias, a reflexão, a pesquisa e a experimentação em campo de tecnologias e modelos de negócios transformadores, potencializados pelo uso das tecnologias digitais e da comunicação, entre elas 5G, LPWAN e aplicações de IoT diversas que possam ser replicadas em outras regiões do Estado. A segunda fase do projeto contará com a instalação e liberação das tecnologias, juntamente com a construção de projetos-piloto. A terceira fase será a de expansão e consolidação da governança.

Para entrar em contato com a equipe do programa TEC4B:  rafael-paglioli@sict.rs.gov.br 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia